quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

A logística no E-commerce

Cada vez mais é comum em nosso dia-a-dia efetuar compras através de lojas virtuais. Hoje podemos encontrar uma gama muito alta de produtos oferecidos em sites de e-commerce, são livros, cd’s, dvd’s, flores, equipamentos eletrônicos e acreditem até peixes ornamentais.

As maiores empresas trabalham com centros de distribuição e as menores chegam até a trabalhar com estoque zero. Uma outra forma de atender regiões distantes de sua sede é trabalhar com parceiros que tenham produtos similares ao seu com as mesmas características técnicas e visuais.

Muitos apostam no e-commerce como uma nova trincheira de vendas, mas não podemos esquecer da vantagem competitiva que representa esta modalidade quando o assunto é redução de custos. Aluguel de ponto comercial, mão-de-obra, estoques, espaço para armazenagem e publicidade que são relativamente caros em sistema de comércio tradicional.

As lojas virtuais tendem a ter um custo bem reduzido, já que o ponto comercial não precisa ser em local central ou com bastante fluxo de pessoas, além disso com a internet o raio de abrangência é bem maior, evitando assim abertura de filiais. A respeito de Mão-de-obra a vantagem também muito forte, principalmente por você não precisar daquela enorme equipe de vendas, que normalmente onera substancialmente o empreendimento. O custo com publicidade na internet é relativamente baixo comparado as mídias tradicionais.

O maior desafio hoje das Lojas virtuais é a Logística, tanto quando analisamos a gestão de estoques, quanto em relação a distribuição das mercadorias. Se a logística não for bem feita todo diferencial de custos apresentado anteriormente vai por água abaixo, a decisão de se ter um frota própria ou terceirizar o transporte é muito relevante, além disso tem o desenvolvimento de embalagens que é de fundamental importância na garantia da integridade do produto durante o processo de entrega para o cliente, que hoje em dia está cada vez mais exigente em relação a qualidade e atendimento de prazos.

Os conceitos de Lean manufacturing e Just-in-time se encaixam perfeitamente nesta modalidade de negócio, porém para isso deve-de fazer um trabalho muito forte no desenvolvimento e certificação de fornecedores, além de um programa de treinamento contínuo e focado nos objetivos da empresa.

Tendo como base a evolução dos números de pessoas que efetivamente compraram pela internet no decorrer dos últimos anos, o comércio virtual é um caminho sem volta, consolidando-se numa forte tendência de negócio e em pouco tempo as empresas e os profissionais de logística que não se qualificarem para este tipo de negócio provavelmente estarão condenados a ficar fora do mercado.

Por: Adriano de Oliveira
Editor do Blog Logística na Web
Prof. de Planejamento e Controle da Produção - Senac - SP
Gestor na área de Planejamento de Materiais da Volkswagen do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário