quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

A importância da gestão de capacidades na Logística da Indústria Automobilistica.

Com aumento elevado da demanda de vendas de veículos no último ano, ficou muito evidenciado a importância da gestão de capacidades da cadeia de suprimentos da indústria automobilistica. Cada vez mais vemos a necessidade de conhecer a fundo nossos fornecedores e parceiros, suas capacidades instaladas, suas jornadas de trabalho, quantidades de turnos, flexibilidade e suas restrições.


Outro ponto importante é cada vez mais integrar os departamentos de Marketing, Logística e Compras de forma transparente e com muita parceria. Em outras palavras: não adianta vender um produto que você não possa entregar no prazo e quantidades solicitadas pelo cliente. A gestão de capacidades tem como grande objetivo identificar a cada variação de demanda de vendas as possíveis restrições e necessidades de investimentos para incremento de capacidade.

A gestão de capacidades também pode sinalizar ao departamento de Marketing quando determinado produto ou opcional está gerando ociosidade nas instalações de determinados fornecedores, em outras palavras sub-utilização dos meios de fabricação gerando desperdício de mão-de-obra e queda do rendimento global da unidade produtiva. Esta sinalização pode dar subsídios ao pessoal do Marketing na criação de uma nova linha de produtos, um novo pacote de opcionais e etc.

O departamento de Compras também se benificia da gestão de capacidade, utilizando as informações avançadas de volumes de vendas e através do confronto com as capacidades dos fornecedores identificam com relativa precisão qual o momento em que se deve aumentar a capacidade através de alteração de turnos, modificações de processos(kaizen), reabiltação de ferramentais, contratação de pessoal e etc. Esta análise de forma planejada e com antecedência vira uma ferramenta muito eficaz nas negociações, evitando os famosos “apagar incêndio” que sempre geram perdas de lucratividade.

A gestão de capacidades e demandas é um campo da Logística ainda pouco explorado porém é de fundamental importância no que diz respeito a atendimento e satisfação do cliente, pois como já foi citado anteriormente não adianta vender algo que não se pode entregar. Este tipo de ação muito comum hoje no e-commerce, onde muitas vezes efetuamos um pedido e depois do negócio concretizado descobrimos que o produto não está disponível em estoque ou até o fornecedor não tem capacidade para atendê-lo nos prazos e quantidades solicitadas gerando um impacto negativo em relação ao consumidor muitas vezes irreversível.

Não podemos nos esquecer da Tecnologia da Informação, pois sem ela fica muito difícil processar a grande quantidade de informações geradas. Deve-se desenvolver um sistema que busque em banco de dados as capacidades e informações necessárias para a análise e confronte com as demandas de vendas gerando listagens, relatórios ou até gráficos de fácil visualização. No futuro bem próximo acredito que este sistema deva ter uma interface onde o próprio fornecedor alimente os seus dados via web.

Conhecer a fundo toda a cadeia de suprimentos é de fundamental importância na adminstração moderna. Gerenciar as capacidades e restrições ajudam a otimizar os resultados de toda organização, reduzindo os lead-times, melhoria da satisfação dos clientes e redução de custos emergênciais. Enfim, uma ferramenta muito poderosa na busca da excelência empresarial.

Por: Adriano de Oliveira

Editor do Blog Logística na Web
Prof. de Planejamento e Controle da Produção - Senac - SP
Gestor na área de Planejamento de Materiais da Volkswagen do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário